domingo, 15 de dezembro de 2013

Primeiras Configurações

Olá Botters,

Fizemos o openkore funcionar, ótimo. Agora vamos configurar ele, de acordo com a nossa necessidade.
Abra a pasta do openkore, e encontre a pasta "control". Entre nela.


Esse é o conteúdo da pasta "control". Como podem ver, a maioria são arquivos de textos. Esses arquivos são a alma do programa, tudo está nesses arquivos. Todos são importantes, mas o mais importante de todos é o "config". Clique nele.


É um arquivo de texto bem extenso,  é aqui que se configura praticamente tudo: mapa para upar, pegar itens do chão ou não, habilidades para usar, etc.
No início do arquivo, está o básico: servidor, login, senha, etc. Mais para baixo, as configurações que vamos editar. Se prepare porque vamos usar bastante Ctrl+F para localizar com facilidade as linhas que queremos. Primeiro, vamos colocar o mapa que nosso bot vai upar. Procure por lockMap.
Você vai encontrar isso:

lockMap
lockMap_x
lockMap_y
lockMap_randX
lockMap_randY

Na primeira linha, dê um espaço e coloque o nome do mapa. Vou utilizar o exemplo da Vila dos Orcs. 
Vai ficar assim:

lockMap gef_fild10
lockMap_x
lockMap_y
lockMap_randX
lockMap_randY

As linhas abaixo não são necessárias, pois especificam ainda mais onde seu personagem vai ficar. Resumindo, as linhas debaixo é para deixar ele fixo em algum lugar.

Pronto. Seu personagem pode estar em Prontera, se o lockMap for gef_fild10, ele vai calcular uma rota até lá, e começar a matar os monstros do lugar. Se morrer, vai sair da kafra e vai voltar pra esse mapa. Ele SEMPRE vai voltar para esse mapa. Agora, vamos fazer nosso personagem não pegar itens do chão. Procure por itemTakeAuto.


itemsTakeAuto 2
itemsTakeAuto_party 0
itemsGatherAuto 2
itemsMaxWeight 89
itemsMaxWeight_sellOrStore 48
itemsMaxNum_sellOrStore 99
cartMaxWeight 7900
itemsTakeAuto_new 0

Vamos lá. Muitas das configurações do openkore terminam em 0, 1 ou 2. 0 significa que a função está desativada, 1 significa que está ativada e 2 que está ativada também, mas com alguma diferença.
No exemplo do itemTakeAuto, está 2. Isso significa que ele vai pegar os items no chão depois que matar os monstros. Se você deixar 1, ele vai dar mais prioridade aos itens do que aos monstros, pegando primeiro, matando depois. Porfim, se você deixar 0 ele não vai pegar nada. Gosto de deixar 0 quando deixo o bot upando, só deixo ligado quando pretendo realmente pegar loot e fazer um dinheiro bacana.

Agora procure por sitAuto.

sitAuto_hp_lower 40
sitAuto_hp_upper 100
sitAuto_sp_lower 0
sitAuto_sp_upper 0
sitAuto_follow 0
sitAuto_over_50 0
sitAuto_idle 1
sitAuto_look
sitAuto_look_from_wall

sitAuto significa sentar automaticamente. Na primeira linha, significa que ele vai sentar quando o hp estiver abaixo de 40. Abaixo, significa que ele vai levantar depois que estiver com 100 de hp. Abaixo, sobre o sp, e algumas coisas irrelevantes. Essa configuração depende muito do seu level, lógico. Essa configuração é muito pessoal, depende da sua classe, level e onde você upa. Agora, vamos para as habilidades. Procure por attackSkillSlot.

attackSkillSlot {
lvl 10
dist 1.5
maxCastTime 0
minCastTime 0
hp
sp > 10
homunculus_hp
homunculus_sp
homunculus_dead
onAction
whenStatusActive
whenStatusInactive
whenFollowing
spirit
amuletType
aggressives
previousDamage
stopWhenHit 0
inLockOnly 0
notInTown 0
timeout 0
disabled 0
monsters
notMonsters
monstersCount
maxAttempts 0
maxUses 0
target_hp
target_whenStatusActive
target_whenStatusInactive
target_deltaHp
inInventory
isSelfSkill 0
equip_topHead
equip_midHead
equip_lowHead
equip_leftHand
equip_rightHand
equip_leftAccessory
equip_rightAccessory
equip_robe
equip_armor
equip_shoes
equip_arrow
manualAI 0
}

Sim, esse é bem grande. Detalhe: Cada habilidade vai ser um troço inteiro desse. Lógico, você pode apagar algumas linhas, como homunculus (se você não for alquimista)equipamentos que não precisam ser mudados para usar habilidades, etc. Fica a critério de vocês, mas cuidado para não apagar coisas importantes. Vou colocar um exemplo de Rajada de Flechas, dos arqueiros.

attackSkillSlot Double Strafe {
lv 10 (level máximo que a habilidade será utilizada)
dist 3 (distância do monstro)
sp > 20 (só vai usar a habilidade se o sp for maior que 20)
maxUses 1 (só vai usar a habilidade 1 vez por monstro)
inLockOnly 0  (só será usada no mapa configurado)
notInTown 1 (não será usado em cidades)
}

Repare que depois do nome da habilidade, tem um espaço seguido de uma chave {, e depois no final de toda configuração da skill vem a chave que fecha a configuração }. Todas as habilidades serão assim, use o exemplo de cima como referência.
Vou explicar agora rapidamente o porquê de cada um:

lv: O level da habilidade, na maioria das vezes você vai querer usá-la no level máximo, certo? casi não, ponha o level máximo que você deseja.

dist: É a distância entre você e o alvo, pode ser até mais que 3, no caso de magos, arqueiros, e qualquer classe que ataque a distância. No caso de quem ataca perto, nem é necessário colocar essa dist, pois será 0.

sp: No exemplo, só será usada se o sp for maior que 20. Isso é bom, para também o bot não ficar na mão sem sp. Pode ser personalizada de acordo com o personagem, cada caso é um caso.

maxUses: O número máximo que ele vai usar aquela habilidade em um monstro. Você não quer que seu gatuno use furto 10 vezes no mesmo monstro, certo? só vai funcionar uma vez, e depois só vai sugar sp. 1 ou 2 vezes por monstro é o mais recomendado. Outro exemplo é a habilidade Afanar, dos arruaceiros. Tentar duas vezes por monstro, e se falhas as duas, só tenta no próximo. Assim economiza sp.

inLockOnly: Só vai usar a habilidade no mapa em que o bot vai upar, e não nos mapas por onde ele vai passar. Benção, por exemplo, é uma habilidade bem interessante de manter essa opção.

notInTown: Não usar em cidades. É bem interessante, principalmente em casos de buff.Vou usar o mesmo exemplo: Benção. Se for utilizada essa configuração e a de cima, seu personagem só vai utilizar a habilidade quando estiver no mapa final, que ele vai upar. Economia de sp e de tempo.

No Config, vai ter um attackSkillSlot como exemplo. Você pode apenas adicionar as informações da habilidades, como criar outro em baixo. Pelo programa usar arquivos de texto, você tem bastante liberdade para edição, é só tomar cuidado.

Outra coisa, nome das habilidades. No meu caso, ponho todas em inglês, mas também funciona em português, só que as vezes pode dar erro. De prioridade para os nomes em inglês, para o pleno funcionamento do bot.

Pronto, se você leu atentamente esse post, já vai conseguir fazer seu bot rodar de maneira simples, sem problemas.



Um comentário:

  1. oi ótimo site só queria saber como eu faço pra configurar arremessar poção no homunculus e reviver homunculus (tem como fazer esta configuração?)

    ResponderExcluir